Pedro Campos, Gervásio Maia e Lucas Ramos Frente Parlamentar em Defesa do São Francisco lançada em Brasília

Os deputados federais Pedro Campos (PSB-PE), Gervásio Maia (PSB-PB) e Lucas Ramos (PSB-PE) destacaram seu compromisso inabalável com a preservação e revitalização do Rio São Francisco. Os três integram, agora, a Frente Parlamentar em Defesa da Gestão e Revitalização do São Francisco, lançada na Câmara dos Deputados, no dia 13.
A Frente, presidida pelo deputado federal Paulo Guedes (PT-MG), contará com Pedro Campos na vice-presidência e a coordenação regional dos deputados Gervásio Maia e Lucas Ramos, que representarão os estados de Pernambuco e Paraíba.
Na cerimônia de lançamento, Pedro Campos ressaltou a importância do Rio São Francisco como exemplo de integração nacional, que transcende disputas regionais menos relevantes. Ele enfatizou a força das comunidades locais e elogiou iniciativas que valorizam as tradições e culturas locais.
O pernambucano também cobrou que os recursos oriundos da privatização da Eletrobras sejam aplicados na revitalização do rio e na melhoria do sistema de adutoras para garantir o abastecimento de água aos estados nordestinos.
“Que o Rio São Francisco nos ajude a unir nosso país e o mais importante é que essa luta seja conduzida com transparência, debate técnico e com a participação ativa da sociedade”, disse.


Políticas ambientais
Gervásio Maia, coordenador estadual da Paraíba, enfatizou a importância da frente. Ele destacou que é fundamental para superar as disputas regionais inadequadas para o desenvolvimento do país e buscar, junto aos órgãos ambientais, o que tem sido feito quanto às denúncias de destruição no entorno do Rio São Francisco. “O Brasil figurou nas manchetes internacionais como um país que descuidou das questões ambientais no governo passado. Agora temos um presidente que se preocupa com o meio ambiente, que é Luiz Inácio Lula da Silva. Vamos agora buscar apoio do presidente da câmara, Arthur Lira, que sabe da importância da preservação da água no nosso planeta”, ponderou.
O parlamentar também enfatizou a necessidade de garantir a transparência na gestão dos recursos destinados à revitalização da bacia do São Francisco.


Saneamento
Apesar de não poder participar da cerimônia por estar em missão oficial, o deputado Lucas Ramos celebrou o lançamento da Frente. Ele sublinhou que o São Francisco vai além da questão ambiental e representa a vida das pessoas que dependem do rio, bem como sua rica cultura. Ramos enfatizou a importância de programas de saneamento básico para combater a poluição por esgotamento sanitário e garantir a qualidade de vida das comunidades ribeirinhas.
O lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Gestão e Revitalização do São Francisco é um marco na luta pela preservação desse rio emblemático que atravessa múltiplos estados brasileiros, desempenhando um papel vital nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil. O PSB reafirma seu compromisso com a causa e está determinado a enfrentar os desafios ambientais e sociais para garantir um futuro sustentável para o Rio São Francisco.