O deputado Aliel Machado (PSB-PR) é eleito presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática para o ano de 2021. O socialista afirma que a responsabilidade do colegiado é gigantesca neste momento específico que o país enfrenta uma vez que trata de temas que são prioridade número um do Brasil no combate à pandemia do coronavírus. “Estamos falando desde a educação que precisa chegar com qualidade a casa das pessoas mais simples, até a vacina para todos os brasileiros. Além disso, temos debates importantes como o desenvolvimento da tecnologia 5g”, reforça.
Aliel lembra que a Comissão trata da comunicação do Brasil, da imprensa brasileira, que passa por um momento de muitos ataques e que precisa de atenção. “Quando falamos de democracia falamos também da importância da imprensa livre.” O parlamentar se compromete ainda a honrar a presidência com grande responsabilidade e cumprir o papel de diálogo e respeito mútuo. “Quero aprender bastante, a política é um local de aprendizado constante e de pensamentos construtivos. O debate é amplo. O desenvolvimento da ciência e tecnologia possibilitam o desenvolvimento econômico do país”, diz.
Deputados socialistas falaram sobre a confiança de terem o deputado Aliel a frente de uma comissão tão importante para o desenvolvimento do Brasil. O deputado Alessandro Molon (RJ) disse que a Casa deposita uma enorme responsabilidade e confiança no deputado Aliel Machado para conduzir os trabalhos da CCTCI. Molon lembrou que, apesar de jovem, Aliel é um deputado experiente, que já está no seu segundo mandato na Câmara Federal. “Tenho certeza de que vai ser uma presidência brilhante, em um momento decisivo da história do Brasil”, afirmou.
Para Gervásio Maia (PB), o momento é de resistência e responsabilidade para enfrentar a instabilidade política e administrativa com a falta de capacidade do presidente Bolsonaro de conduzir o país. “A comissão tem um papel importante nesse momento em que estamos atrasados na vacinação, com pessoas morrendo por falta de oxigênio e a ciência e a educação sendo atacadas diariamente pelo governo”, reforça.
Os deputados socialistas Bira do Pindaré (MA), Ted Conti (ES) e Rodrigo Coelho (SC) são titulares na Comissão e os socialistas Gervásio Maia (PB), Jefferson Campos (SP), Rodrigo Agostinho (SP) e Liziane Bayer (RS) são suplentes no colegiado.
Entre as atribuições do colegiado estão o desenvolvimento científico e tecnológico; a política nacional de ciência e tecnologia; a organização institucional do setor; os meios de comunicação social; a liberdade de imprensa; e os assuntos relativos a comunicações, telecomunicações, informática, telemática e robótica em geral.
Quem é Aliel Machado:
Nascido em Ponta Grossa (PR), Aliel Machado ingressou na luta social desde o ensino médio, quando militou na União da Juventude Socialista (UJS) e coordenou manifestações relacionadas ao transporte público da cidade. Em 2014, foi eleito o deputado federal mais jovem do estado, com apenas 25 anos.
O deputado está em seu segundo mandato como deputado federal. Em seus mandatos foi atuante nas comissões de Educação, Constituição e Justiça, além de relatar o projeto de alteração das Medidas Educativas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O deputado foi ainda vice-presidente da Comissão Especial que trata da prisão em segunda instância e este ano preside o colegiado até que haja nova eleição.