Aprovada instituição de semana escolar em homenagem a mulheres que fizeram história

A Comissão de Educação aprovou, nesta quarta-feira (27), projeto de lei da deputada Tabata Amaral (PSB-SP) que Institui a “Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História” nas escolas de educação básica. Durante a semana comemorativa, serão promovidas ações de informação e conscientização por meio da história de sucesso de mulheres nas ciências e com o desenvolvimento de práticas de liderança.

Segundo a parlamentar, a proposta contribui para a experimentação concreta da igualdade de gênero, tão necessária em tempos nos quais mulheres seguem recebendo menores salários, por mesmo desempenho de função, e em que taxas de feminicídio crescem vertiginosamente. “Propomos, com essa iniciativa, que mais meninas entendam que mulheres podem acessar a múltiplas carreiras. Além disso, buscamos gerar mais respeito e empatia entre os meninos, desconstruindo a cultura de violência contra a mulher, que está fortemente arraigada no cotidiano dos arranjos sociais”, explicou.

Pesquisas apontam que as mulheres têm melhor desempenho escolar, mas durante a vida acadêmica ou no mercado de trabalho acabam recebendo piores bolsas de estudo ou salários. “As mulheres têm ainda baixa representação no mundo científico por conta de preconceito social e econômico e pelo desencorajamento quanto ao lugar que devem ocupar”, lamentou Tabata Amaral ao ressaltar que essa realidade precisa mudar.

Mudanças – Na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, o substitutivo aprovado anteriormente ampliou o alcance do PL ao propor, além da instituição da campanha, a alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação para tornar obrigatória a inclusão, nos conteúdos curriculares, de abordagens fundamentadas nas experiências e nas perspectivas femininas. Dessa forma, a valorização da mulher estará também presente nas escolas ao longo de todo o ano letivo.

O projeto de lei segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.