O Partido Socialista Brasileiro (PSB) elegeu, neste domingo (2), 14 deputados federais, que terão seu mandato na 57ª Legislatura (2023-2027). Deste total, sete foram reeleitos.
Pernambuco foi o estado que trouxe mais representantes para a bancada socialista, com cinco parlamentares. Felipe Carreras foi reeleito e estará ao lado dos novos deputados pernambucanos Pedro Campos, José Eriberto, Guilherme Uchoa e Lucas Cavalcanti.
Segundo lugar no número de representantes do PSB, o estado de São Paulo reelegeu Tabata Amaral e elegeu o deputado Jonas Donizette. No Espírito Santo, Paulo Foletto também foi reeleito para o próximo mandato, assim como o socialista Luciano Ducci, no Paraná.
A deputada baiana Lídice da Mata também segue integrando a bancada socialista na Câmara ao lado do deputado Gervásio Maia, reeleito pela Paraíba. Pelo Rio Grande do Sul, o socialista Heitor Schuch também retorna para um novo mandato. O Rio de Janeiro será representado na bancada do PSB pelo deputado eleito Bandeira de Mello. Já o Maranhão terá como representante o deputado Duarte.
No pleito deste domingo, a população escolheu nas urnas também senadores, deputados estaduais e distritais, governadores e presidente da República. A disputa para presidência será decidida em segundo turno entre Jair Bolsonaro (PL) e a chapa formada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB).
No Maranhão, o PSB elegeu o governador Carlos Brandão. A legenda disputa ainda o segundo turno ao governo do Espírito Santo, com Renato Casagrande, e da Paraíba, com João Azevedo. Já no Senado, o representante do PSB será o maranhense Flávio Dino.