Câmara indica deputado Jhonatan de Jesus para vaga no TCU, com voto do PSB

O Plenário da Câmara aprovou, nesta quinta-feira (2), a indicação do deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) para a vaga de ministro do Tribunal de Contas da União. O líder do PSB na Câmara , Felipe Carreras (PE), anunciou o apoio da bancada ao parlamentar, na vaga da ministra Ana Arraes, que se aposentou no ano passado.

Para Carreras, o substituto de Arraes deve ser uma pessoa que, além de comprometida com o tribunal, tenha interlocução com o Legislativo. “A ministra Ana Arraes trabalhou com muita responsabilidade e ajudou a aprimorar a gestão pública, respeitando as diferenças entre estados, municípios e o Executivo Federal. O tribunal precisa de um substituto que tenha essa mesma visão, que garanta que o cidadão na ponta não seja prejudicado”, disse.

De acordo com o socialista, a escolha de Jhonatan de Jesus é resultado de diálogo entre o Executivo e o Legislativo, mostrando que as duas Casas já estão pacificadas e vão focar agora nas propostas de reconstrução do Brasil, em vez de perder tempo com discursos vazios e disputas que só prejudicam o povo.

O TCU é um órgão de apoio ao Legislativo. De seus 9 ministros, 6 são indicados pelo Congresso e 3 pela presidência da República. A indicação de Jhonatan de Jesus agora passa pelo Senado Federal.