O deputado Camilo Capiberibe (PSB-AP) questionou, nesta terça-feira (14), o ministro da Infraestrutura, Tarcisio Freitas, sobre qual a perspectiva para conclusão da pavimentação de mais de 100 quilômetros na BR 156, no Amapá. De acordo com Camilo, o ministro garantiu, ainda no ano de 2019, que até 2022 essas obras seriam concluídas. No entanto, não foi o que ocorreu.
Segundo o parlamentar, nenhum centímetro de asfalto foi colocado nas BRs federais do Amapá. “Nós temos máquinas na estrada, mas não temos uma empresa amplamente mobilizada para executar essa obra”, disse.
O parlamentar também criticou a escolha da empresa para execução da obra. Ele contou que enquanto foi governador do Estado, desclassificou a mesma empresa pela falta de operação na obra, mas ainda assim, ela voltou a ganhar a licitação para realização do serviço. “A empresa, mesmo com dinheiro em caixa, não executava a obra, mas ainda assim voltou a ganhar a licitação.”
Segundo o socialista, a bancada do Estado não faltou com os recursos necessários. Ele também pediu honestidade por parte do ministro sobre a perspectiva concreta para conclusão das obras. “É importante a pavimentação desses trechos para que o Oiapoque possa finalmente sair do isolamento.”
O ministro Tarcisio Freitas reconheceu a importância da BR 156 para o Estado do Amapá e disse entender as demandas para a rodovia. “É uma rodovia que nós estamos devendo. Tínhamos uma previsão de avançar muito mais em 2019 e 2020 do que de fato nós avançamos.”