A Comissão de Trabalho aprovou, nesta quarta-feira (20), requerimento do líder do PSB na Câmara, Gervásio Maia (PB), para debater a formação e capacitação de mão de obra para transição energética.
De acordo com o socialista, é necessário discutir estratégias e políticas que assegurem a qualificação dos trabalhadores para os desafios e oportunidades decorrentes desse processo de transformação. “A transição energética não apenas redefine a matriz de produção de energia, mas também demanda uma mão de obra qualificada e adaptável às novas exigências do setor”, afirmou Gervásio.
O deputado defende o investimento em programas abrangentes para essa formação e capacitação, alinhados com as demandas específicas da transição para fontes limpas e sustentáveis de energia.
“A audiência proporcionará um espaço para a troca de experiências e a identificação de melhores práticas, promovendo uma transição que seja economicamente viável e socialmente inclusiva. Além disso, permitirá a construção de políticas públicas eficazes e a promoção de parcerias entre setores público e privado”, justificou o líder do PSB.
Entre os convidados para a audiência estão representantes da Petrobras, da Federação dos Petroleiros (FUP), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Ministério de Minas e Energia.