Danilo Cabral cobra ação efetiva de ministro diante da ameaça de desabastecimento de água potável no Nordeste

O líder do PSB na Câmara, Danilo Cabral (PE), voltou a cobrar respostas mais efetivas do Governo referentes à Operação Carro-Pipa, que beneficia cerca de dois milhões de pessoas no Semiárido brasileiro. O socialista reiterou profunda preocupação com a realidade dessa parcela da população diante da possibilidade de paralisações no abastecimento de água potável, especialmnete no Nordeste, por dificuldades orçamentárias. Nesta terça-feira (19), a pedido do parlamentar, a Comissão de Seguridade Social e Família ouviu o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, sobre as medidas tomadas para sanar o problema.

A liberação dos recursos necessários para a execução do programa foi um dos principais questionamentos do líder socialista. “O ministro disse que foi viabilizado R$ 20 milhões para a operação até outubro. Não ouvi, de forma clara, que teremos a garantia de recursos para a execução desse programa até o final do ano.”

Braga Netto afirmou que o Governo busca soluções estruturantes e perenes para o problema da seca na região. Assim como o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que esteve na Comissão no dia 6 de outubro, também a convite do deputado Danilo Cabral, Braga Netto falou que a liberação de recursos para o Operação foi menor do que a prevista. Segundo ele, o Ministério do Desenvolvimento Regional receberá recursos para garantir a execução da operação.

Para Danilo Cabral, o conjunto de políticas públicas vivenciadas atualmente no Brasil traz de volta uma realidade de miséria e indigência a muitos brasileiros. Em relação à seca, Danilo destacou o agravamento da crise hídrica nos últimos anos, o que, segundo ele, reforça a necessidade de um olhar especial para programas como o Carro-Pipa. “Estamos falando aqui de acesso à agua, não de um bem supérfluo. E não temos visto da parte do Governo as preocupações com esse momento”, lamentou.