O deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) foi eleito, nesta sexta-feira (12), presidente da Comissão do Esporte da Câmara. Ele será o responsável por coordenar os trabalhos do colegiado neste ano de 2021, quando as reuniões acontecerão de modo semipresencial.
Nesse momento difícil que o Brasil passa por causa da pandemia do coronavírus, Carreras fez questão de lembrar o servidor da Comissão, Lindeberg Aziz Cury Junior, que luta contra a doença. De acordo com o deputado, o funcionário é apaixonado pelo esporte e participou, inclusive, da elaboração do texto do PL de ações emergenciais para o esporte. “Ele teve um papel fundamental nesse PL que foi aprovado na Câmara e no Senado”, disse.
Para o deputado, o esporte vai muito além de ter a atenção voltada só para os grandes atletas, para-atletas e campeões. “O esporte não forma só campeões, o esporte forma cidadãos”, afirmou.
Um dos objetivos da Comissão, segundo o socialista, é alertar os governantes para a importância do esporte na vida das pessoas. “Tenham uma atenção, o esporte é uma ferramenta de inclusão social. O esporte liberta, o esporte educa, o esporte oportuniza, dá esperança, e a gente precisa ter esse olhar num país tão desigual”, declarou.
Ele também contou que uma de suas metas é democratizar a Comissão e promover, nos 27 estados da Federação, sessões extraordinárias para ouvir a comunidade esportiva. “O objetivo é ter um canal de aproximação maior do parlamento brasileiro, desde a maior entidade esportiva do país, o COI, estendendo a todas as confederações, associações, secretarias estaduais e municipais de esporte”, explicou.
Perfil
Felipe Carreras é natural do Recife, onde atua como empresário do ramo de eventos. Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2014, mas se licenciou para assumir a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do governo Paulo Câmara, em Pernambuco. Ele está no segundo mandato como deputado federal e se destacou pela forte defesa que faz pelo esporte. Inclusive, é autor do Projeto de Lei que criou ações emergenciais para o setor nesse período de pandemia. Além disso, é defensor do setor de eventos, e autor do projeto que cria medidas de auxílio para esse segmento enquanto durar o estado de calamidade pública.