Nesta quinta-feira (7), a Comissão do Esporte fez a entrega da Honraria Manoel José Gomes Tubino na Atividade Física. A homenagem é destinada aos profissionais de educação física que se destacaram durante o ano. O líder do PSB na Câmara, Felipe Carreras (PE), indicou o profissional Kadu Lins, especialista em psicomotricidade e referência na abordagem respeitosa e inclusiva no tratamento do autismo.
O homenageado por Carreras é fundador e diretor do Instituto do Autismo (IDA), centro de desenvolvimento motor e social para crianças e adolescentes autistas, em Recife. Em todas as operações do instituto são disponibilizadas equipes multidisciplinares formadas por fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, educadores físicos, nutricionista e especialistas em Análise do Comportamento Aplicada (ABA).
“Kadu imergiu 100% na área e, com pouco tempo, é entendido pelo mercado como referência na assistência inclusiva, respeitosa e multidisciplinar a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista. Essa é uma homenagem merecida”, afirmou Carreras.
Pérolas Negras:
O deputado Eduardo Bandeira de Mello (PSB-RJ) indicou Rodrigo Alves Costa, preparador físico com pós-graduação em Treinamento Desportivo e Fisiologia. O indicado se destaca pelo seu trabalho na Academia Pérolas Negras, projeto social que alia futebol e educação.
O projeto, que nasceu no Haiti, chegou ao Brasil em 2016. Aqui, segue a sua vocação de sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa nas comunidades onde atua no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Premiação:
A Honraria Manoel José Gomes Tubino, que está em sua 9ª edição, foi instituída a partir de parceria entre a Comissão do Esporte, a Frente Parlamentar da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano e o Conselho Federal de Educação Física.
O objetivo é prestar reconhecimento aos profissionais de Educação Física que contribuem para a formação integral e desenvolvimento humano de crianças, adolescentes e jovens, especialmente os que se encontram em situação de risco social.
A homenagem carrega o nome do professor, pesquisador e conferencista, Manoel Tubino que dedicou mais de 40 anos à Educação Física. Tubino considerava o esporte como um dos fenômenos socioculturais mais importantes desde o final do século XX, e o conferia características interdisciplinares de extrema importância para a humanidade, como saúde, educação, turismo, entre outros.