Passagem de bastão: Felipe Carreras anuncia Gervásio Maia líder da bancada do PSB para 2024

O paraibano foi escolhido por unanimidade pelos colegas socialistas e assumirá o cargo já no início do próximo ano legislativo

O deputado federal Gervásio Maia (PB) será o novo líder do PSB na Câmara para o ano de 2024. O anúncio foi antecipado pelo atual líder, Felipe Carreras (PE), com apoio unânime da bancada.

Gervásio reforçou a honra e responsabilidade em ocupar o cargo já exercido pelos saudosos Miguel Arraes e Eduardo Campos. “Darei início a uma nova etapa da minha vida com total clareza do grande compromisso que assumi com o PSB e com o povo brasileiro. Chego com o espírito de dialogar e trabalhar, incansavelmente, na reconstrução do país”, afirmou o deputado.

Em segundo mandato na Câmara, o paraibano vem se destacando na defesa da democracia, dos servidores públicos, da causa animal e nas pautas relacionadas à saúde, à educação e ao desenvolvimento social. Para Carreras, a escolha unânime de Gervásio indica que a bancada se manterá firme na luta por um Brasil de oportunidades, mais justo para todos.

“Entrego a liderança em boas mãos, sabendo que Gervásio vai conduzir os trabalhos da bancada, no próximo ano com excelência e comprometimento, trabalhando pela governabilidade e por mais oportunidades para o povo brasileiro”, disse Carreras.

Biografia – Advogado de formação, Gervásio Maia foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2002, tendo sido reeleito em 2006, 2010 e 2014. Exerceu a Presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba durante o biênio 2017-2019. Em 2018, alcançou o status de deputado federal mais votado da Paraíba, com 146.860 votos.

Ao longo de sua trajetória na Câmara, o parlamentar participou de importantes debates como o piso nacional da enfermagem, a luta pelos direitos dos servidores públicos e pelo auxílio emergencial durante a pandemia da Covid-19, além de pautas em defesa dos trabalhadores, da educação, da saúde e do desenvolvimento social.

O novo líder do PSB é atuante na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, um dos colegiados mais importantes da Câmara. A defesa da democracia também é inegociável para Gervásio que foi suplente na CPI do 8 de janeiro e apresentou projeto que permite o confisco de bens utilizados em crimes contra o Estado Democrático de Direito, como carros, ônibus e caminhões.

Sucessão – Durante a reunião onde Gervásio foi escolhido como líder da Bancada, os parlamentares do PSB também definiram os outros comandarão a Bancada até o final da 57ª Legislatura. Pedro Campos (PE) será líder em 2025 e Jonas Donizette (SP) em 2026.