O líder do PSB na Câmara, Felipe Carreras (PE), conseguiu assinaturas para reinstalar a Frente Parlamentar em Defesa do Esporte na Câmara. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada R$ 1 investido no setor, são economizados R$ 3 em saúde pública. “O esporte é saúde, é ferramenta de inclusão social, é transformação. Ele educa e dá oportunidade às pessoas”, afirmou o socialista, que presidirá o grupo.
A Frente tem entre seus objetivos desenvolver projetos de captação de recursos para associações e órgãos referentes a modalidades desportivas, promover estudos de desenvolvimento do setor com garantia da qualidade de vida da população e estimular agendas que estabeleçam o seu planejamento.
A área educacional também é uma das prioridades do colegiado que apoiará programas de capacitação nas escolas para formar agentes multiplicadores do desporto, além de estimular ações de conscientização da comunidade sobre a importância da atividade. Carreras tem como uma de suas principais bandeiras o desenvolvimento e investimento no esporte brasileiro, seja para inclusão de crianças e jovens, seja na valorização de atletas e de profissionais ligados à área. “A prática não forma apenas medalhistas e campeões, mas forma cidadãos”, disse.
No ano passado, o líder do PSB relatou o projeto de modernização da Lei Geral do Esporte (Lei Pelé), aprovado na Câmara, que aguarda apreciação do Senado. “Nosso mandato é voltado a fazer justiça ao esporte brasileiro e trabalhar para tirar esse setor do fim da fila de prioridades do poder público. É preciso mais mecanismos para que ele possa exercer seu papel de promoção da saúde, da inclusão social e da geração de empregos e renda”, reforçou.