Felipe Carreras vai liderar maior bloco partidário da Câmara

Deputado socialista será o primeiro a comandar superbloco, garantindo governabilidade e diálogo para pautas urgentes

O deputado Federal Felipe Carreras (PSB-PE), foi escolhido para ser o primeiro líder do maior bloco da Câmara, que reunirá 173 parlamentares dos partidos: PP, União Brasil, PSDB, Cidadania, Solidariedade, Patriota, Avante, PSB e PDT. A liderança do bloco será alternada a cada três meses.

Filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) desde 1995, o deputado pernambucano Felipe Carreras, de 47 anos, exerce o terceiro mandato consecutivo na Câmara Federal e é o atual líder da Bancada do PSB na Câmara. Carreras foi um dos grandes articuladores da eleição de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara dos Deputados e é um dos responsáveis pela aproximação do alagoano com o presidente Lula.

“É um desafio ser o primeiro líder deste que é o maior Bloco da Câmara. O Brasil vive um momento de oportunidades com um novo governo que vem com a missão de resgatar país no cenário internacional, no setor social e no econômico. Minha missão aqui é promover o diálogo entre os diferentes para viabilizar a construção de um projeto de país onde o povo saia ganhando”, disse Carreras.

O líder acredita que só com a união das forças que compõem o bloco será possível enfrentar forças extremistas que corroeram o país nos últimos anos. “Vamos respeitar as divergências e garantir a governabilidade e convergência dos Poderes que o país precisa para se desenvolver”, avaliou.

BIOGRAFIA

Carreras foi militante do movimento estudantil, como secretário geral do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Católica de Pernambuco. Também atuou na coordenação da Juventude Socialista Brasileira de Pernambuco e foi Secretário Nacional de Juventude. Durante 15 meses, exerceu seu primeiro cargo público à frente da Secretaria de Turismo e Lazer da cidade do Recife, onde implementou projetos como a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, o Recife Antigo de Coração, a Academia Recife, dentre outros.

No pleito de 2014, Carreras foi eleito pela primeira vez deputado federal. Ele se licenciou para assumir a secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco, cargo que ocupou até abril de 2018, quando retornou à Câmara Federal, disputou a reeleição e conquistou mais um mandato em Brasília.

Felipe Carreras foi presidente do Fórum Nacional de Secretários estaduais de Turismo e, graças a ele, a capital Recife recebeu o hub da Azul Linhas Aéreas. No ano de 2018, Carreras foi premiado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) pela melhor política de conectividade aérea do Brasil: o estado de Pernambuco ultrapassou a Bahia em movimentação anual de passageiros pela primeira vez.
Suas principais bandeiras de mandato no Parlamento estão voltadas ao esporte, turismo, cultura e lazer, à saúde, defesa do consumidor e da mulher. Em 2021, foi eleito presidente da Comissão do Esporte da Câmara, cargo que ocupou até o início de 2022.

Na última legislatura (2019-2023), Felipe Carreras somou 672 propostas legislativas de sua autoria e 22 relatorias. Uma das vitórias marcantes foi a aprovação do PL 5638/20 – que instituiu o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE) – que virou a Lei nº 14148/21. A mobilização do parlamentar e do setor de eventos fez com que fosse derrubado o veto presidencial nº 19 ao PERSE. O programa foi elaborado para socorrer os setores artístico, de entretenimento e de eventos, do turismo, entre outros correlatos.

Em 2020, no auge da pandemia, o único projeto de lei aprovado pelo Congresso voltado ao esporte, foi de autoria de Felipe Carreras: PL 2824/20, sancionado como Lei nº 14073/20.

Carreras teve aprovado, em fevereiro de 2022, seu relatório do PL 442/91, que cria o Sistema Nacional de Jogos de Apostas. Em julho, o relatório de Felipe Carreras para o PL 1153/19, que sugere a modernização da Lei 9615/98, a Lei Pelé ou Lei Geral do Esporte, foi aprovado no plenário da Câmara.

Leia o manifesto de formação do bloco partidário