Nota do PSB na Câmara em solidariedade ao deputado Marcio Jerry

O PSB na Câmara jamais admitirá atitudes machistas ou assédio contra mulheres. Por isso, viemos a público nos solidarizar com o deputado Marcio Jerry (PCdoB-MA), que bravamente defendeu Lídice Da Mata (PSB-BA) de agressões verbais e ataques machistas, durante a audiência com o ministro Flávio Dino, ontem (11), na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

Parlamentares radicais da extrema direita que tumultuaram a reunião tentaram silenciar a deputada Lídice, que denunciava quebra de decoro de outros integrantes da Comissão, falas xenofóbicas contra o povo maranhense e outras manobras para encerrar a audiência com Dino. Lídice, deputada constituinte que possui mais de 40 anos de vida pública, disse que não aceitaria ser silenciada por nenhum homem, quando foi abordada de forma desrespeitosa por Julia Zanata (PL-SC). Julia, com a mão levantada na direção da parlamentar baiana, saiu em defesa dos homens que tentaram intimidar e calar Lídice, e assumiu a posição de ataque à deputada.

O deputado Márcio Jerry chamou então a atenção da deputada do PL para que respeitasse a história de Lídice relembrando que “ela tem 40 anos de mandato”. Mas a parlamentar da extrema direita não admitiu a intervenção e continuou defendendo homens que estavam desrespeitando Lídice Da Mata.

Recortar a realidade para espalhar notícias falsas, que promovam o ódio contra pessoas da esquerda, é uma prática comum da extrema direita. Não admitiremos que essa corrente de ódio cale aqueles que estão trabalhando por um Brasil melhor, mais seguro e livre da violência que se espalhou pelo país nos últimos quatro anos.

Bancada do PSB na Câmara