Freixo propõe a criação de comissão para acompanhar a tragédia das chuvas em Petrópolis

Sensibilizado com o caos provocado pelas chuvas na cidade serrana de Petrópolis, no Rio de Janeiro, o deputado socialista Marcelo Freixo (RJ) pediu, nesta quarta-feira (16), a instalação imediata de comissão temporária externa para acompanhar a situação das milhares de vítimas. O município foi atingido por fortes chuvas na tarde de ontem (15), o que causou inundações e mais de 200 deslizamentos. Já foram contabilizadas 58 mortes e mais de 400 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas.

“A cidade encontra-se, em sua maior parte, sem luz e água. Registram-se carros e ônibus abandonados, dentro de rios, e danificados. Milhares de pessoas encontram-se desabrigadas”, explicou Freixo para justificar a urgência em se formar um colegiado para tomar as providências cabíveis.

O prefeito da cidade, Rubens Bomtempo (PSB), decretou estado de calamidade pública e luto oficial por três dias. A Defesa Civil municipal segue em alerta máximo diante da previsão de mais chuvas até o fim desta semana, o que pode agravar ainda mais a situação.

DOAÇÕES – O PSB estadual, na cidade do Rio de Janeiro, mobilizou a sua estrutura para receber doações de alimentos, itens de higiene e roupas para os desabrigados após os temporais. A entrega deste material pode ser feita das 10h às 18h, na Rua 7 de setembro, 99, 11º andar, Centro, Rio de Janeiro.

Para os moradores de Brasília e região, a Fundação João Mangabeira (FJM) será posto de arrecadação de doações. Roupas e alimentos não perecíveis, além de itens de higiene pessoal, como fralda, sabonete, creme dental e escova de dentes, podem ser entregues na sede da Fundação na SHIS QI 5, Conjunto 2, Casa 2, Lago Sul, Brasília – DF, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.