O líder do PSB na Câmara, Gervásio Maia (PSB-PB), apresentou o Projeto de Lei nº 1582/24 que inclui o Ministério do Turismo entre as pastas que devem garantir orçamento para políticas de atenção às pessoas idosas. Atualmente, já é previsto na Lei que trata das Política Nacional do Idoso que os os ministérios da Saúde, Educação, Trabalho, Previdência Social, Cultura e Esporte elaborem propostas orçamentárias, no âmbito de suas competências, com essa temática.
“Vale destacar que para muitos idosos, a aposentadoria pode trazer maior risco de isolamento social. Viajar proporciona oportunidades para interagir com outras pessoas e experimentar um senso de comunidade em um ambiente novo e estimulante”, afirmou Gervásio.
O deputado apresentou estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado em 2011, que mostrou que a proporção de idosos no Brasil pode saltar de 7,3% em 2010, para 40,3% em 2100. “Hoje, de acordo com o IBGE, 10,5% da população brasileira tem mais de 65 anos. É importante que ocorram esforços contínuos para tornar o turismo mais acessível e inclusivo para a terceira idade e isso passa pelo financiamento de programas políticos compatíveis com a política nacional do idoso”, afirmou Gervásio.
De acordo com o socialista, a atividade física envolvida na exploração de novos lugares e culturas, juntamente com o relaxamento e a desconexão da rotina diária, “também podem contribuir para a melhoria da saúde física e mental dos idosos”.
Além disso, segundo Gervásio, o turismo na terceira idade pode impulsionar a economia de destinos turísticos, especialmente aqueles que oferecem atrações adequadas para esse público, já que inclui ampla gama de serviços como hospedagem adaptada, atividades recreativas e pacotes turísticos customizados.