Heitor Schuch enxerga pontos críticos na proposta de orçamento do Executivo para 2021

Mais uma vez, o socialista Heitor Schuch (PSB/RS) demonstrou preocupação com a proposta orçamentária para o próximo ano. A cifra esperada com a arrecadação de impostos chega a aproximadamente R$ 4 trilhões, valor esse que será aplicado na gestão, por exemplo, de programas sociais.

Schuch citou o encolhimento na área da saúde que terá redução de 28%, se comparado com a peça orçamentária executada neste ano de 2020. O corte é ainda mais evidente na área social que receberá um montante 78% menor que o ano de 2020. “Vamos perder ainda recursos 90% a menor no ministério da Habitação. Perde a agricultura e a organização agrária. E quem ganhará? Ganhará a reserva de contingência, dinheiro livre para o governo fazer o que quiser”, salientou.

E acrescentou: “ganhará ainda o Ministério das Comunicações para o governo fazer propagandas, além disso, os credores da dívida pública que vão consumir 40% do orçamento”. Agricultura familiar – Agricultor familiar no Rio Grande do Sul, Heitor Schuch sempre demonstra preocupação com os pequenos agricultores.

O parlamentar citou una redução de 33% no Programa de Aquisição de Alimentos. “Diante disso, surge um grande desafio. Como nós da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar vamos trabalhar para reestabelecer o orçamento para que a Conab, por exemplo, tenha recursos para fazer os estoques reguladores. É importante registrar, dinheiro é o que não falta. Ele está sendo direcionado para o lugar errado”, reforçou. Por fim, Schuch destacou que política pública é fundamental para a sobrevivência do setor primário e sobretudo da agricultura familiar.