A Frente Parlamentar Mista da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável foi reinstalada nesta terça-feira (14), na Câmara. O idealizador e presidente do grupo é o deputado Heitor Schuch (PSB-RS). “A agricultura familiar é que põe o tempero na nossa comida. A grande adesão de deputados e senadores ao colegiado comprova a importância desse setor para o Brasil”, afirmou o socialista.
Entre as metas a serem alcançadas pelo colegiado estão a garantia de qualidade de vida no campo para evitar o êxodo rural, o incentivo à agricultura familiar e o desenvolvimento de campanhas de informações à sociedade brasileira sobre a importância do setor para a segurança alimentar da população em geral, com a produção de alimentos livres de agrotóxicos.
Schuch reforçou que o setor é responsável pela produção de alimentos saudáveis e para a geração de emprego e renda. “O principal objetivo da Frente é discutir as políticas públicas para o desenvolvimento rural. Como segurar o jovem no campo? Como empoderar as mulheres? Como fazer com que a agricultura familiar seja colocada em seu devido lugar? São pontos que precisamos avançar”, acrescentou.
Lançada em 2015, a Frente trabalha para fortalecer o setor e servir de mediadora entre entidades da sociedade civil relacionadas ao tema e o Congresso Nacional. O grupo deve promover debates, reuniões e seminários sobre a realidade da agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável alinhados aos compromissos do Brasil com os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU).