INSS: Ministro do Trabalho terá que esclarecer a greve de servidores e peritos

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público aprovou, nesta terça-feira (10), o requerimento do líder do PSB na Câmara, Bira do Pindaré (MA), para que o ministro do Trabalho e Previdência, José Carvalho Oliveira, esclareça a falta de respostas sobre a greve dos peritos e servidores do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), que já passa de 30 dias. O ministro comparecerá ao colegiado no dia 31 de maio.

De acordo com Bira, o corte de R$ 1 bilhão do orçamento do INSS prejudicou ainda mais os funcionários que já estão com salários defasados, trabalham em agências sucateadas e com pessoal insuficiente para bater metas inalcançáveis para as condições de trabalho. “A paralisação tem provocado problemas como enormes filas para quem precisa passar por perícias médicas e ter acesso ao benefício de remuneração por afastamento. Os funcionários fazem justas reivindicações, mas o Governo segue inerte e não procura resolver as questões. Por isso é importante que o ministro José Oliveira explique o que está acontecendo”, reforçou.

Entre as reivindicações dos peritos e servidores estão o reajuste salarial, os ajustes no plano de carreira, a realização de concurso público e a reestruturação da carreira. “Desde a Reforma da Previdência, estão tentando desmontar a política de previdência no País para prejudicar a população. O presidente Bolsonaro não está nem aí. Cabe a nós defender a população que mais precisa. Estamos falando do atendimento de aposentados, de pessoas que precisam de assistência, do auxílio doença, do auxílio maternidade, da população rural”, acrescentou o líder do PSB.

O deputado Mauro Nazif (PSB-RO) subscreveu o requerimento do deputado Bira. Para o socialista, é urgente resolver a situação dos funcionários do INSS. “Estão represados oficialmente 1800 processos no órgão. O País está parado, a população está sofrendo, esperando para receber aposentadorias. É preciso debater com o ministro para resolver a questão dos funcionários que precisam de melhores condições de trabalho e de valorização”, disse.

Dados do Ministério do Trabalho mostram um estoque de 762 mil agendamentos pendentes na fila para realização de perícia. O tempo médio de espera é de 66 dias. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social, Saúde, Previdência, Trabalho e Assistência Social no Maranhão, o INSS oferece proteção social a mais de 100 milhões de brasileiros e brasileiras.