Líder: Danilo Cabral (PE)

Advogado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especialização em Direito Administrativo (UFPE) e em Administração Pública (UPE), nascido na cidade pernambucana de Surubim, Danilo Cabral é servidor público concursado do Tribunal de Contas de Pernambuco. Filiado ao Partido Socialista Brasileiro há 31 anos, venceu sua primeira eleição para vereador do Recife (PE) em 2004.

Ao longo de vida profissional, ocupou vários cargos públicos entre eles o de diretor administrativo-financeiro da Secretaria de Governo do Estado, diretor de administração geral da Secretaria da Fazenda de Pernambuco e assessor do então secretário e governador Eduardo Campos. Assumiu também a diretoria geral do Tribunal de Contas de Pernambuco. Foi ainda secretário de Administração do Recife, vereador e coordenador de campanha vitoriosa que elegeu o candidato Eduardo Campos ao Governo de Pernambuco. Em 2007, tornou-se secretário de Educação.

Danilo foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2010 e está em seu terceiro mandato consecutivo. Em 2011, se licenciou para ser secretário das Cidades e, em 2015, para assumir a Secretaria de Planejamento, em Pernambuco.

Diante da sua trajetória, tem a educação como uma das principais bandeiras de trabalho na Câmara. Em 2018, já de volta à Casa, Danilo Cabral foi eleito presidente da Comissão de Educação, por unanimidade. Preside, ainda, as frentes parlamentares em Defesa do Nordeste e em Defesa do Sistema Único de Assistência Social. O socialista também tem forte atuação na luta contra a privatização do setor elétrico brasileiro.