Minas e Energia aprova pedido de Cássio Andrade para investigar barris de petróleo na região Norte

Membros da Comissão de Minas e Energia aprovaram nesta terça-feira (13) um requerimento de autoria do deputado socialista Cássio Andrade (PSB/PA) que cria a subcomissão especial sobre barris de petróleo na costa marítima norte do Brasil. A proposta da comissão é investigar a existência de aproximadamente 30 bilhões de barris de petróleo. Além disso, auxiliará no processo de estabelecimento de políticas públicas para extração petrolífera.

A existência de barris de petróleo na franja oceânica norte do território brasileiro surgiu por meio de um estudo científico que apontou grandes reservas de petróleo em águas ultraprofundas recebido pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (UFMA).

O estudo foi elaborado pelo professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Allan Kardec Duailibe Barros Filhos, pelo professor de Geopolítica da Escola Superior de Guerra, Ronaldo Gomes Carmona, e pelo presidente da ZAG Consultoria em Exploração de Petróleo, Pedro Victor Zalán.

Segundo o parlamentar, a descoberta pode apontar um segundo Pré-Sal no país “o que seria de extrema importância para a economia do país, principalmente da região Norte do país. “Quero agradecer aos colegas parlamentares que aprovaram o requerimento. E vamos dar uma satisfação para a nossa população que tanto almeja por crescimento econômico”, destacou.