Molon apresenta projeto para barrar decisão da Anvisa que autoriza novo agrotóxico

O deputado Alessandro Molon (RJ), líder do PSB na Câmara, apresentou, nesta quarta-feira (7), o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 443/20, para barrar decisão da Anvisa que permite o uso dos estoques do agrotóxico Paraquat para a safra até 2021. Esse produto, associado a Parkinson e Alzheimer, é limitado em 50 países.

A Anvisa autorizou a utilização do agrotóxico em reunião da Diretoria Colegiada também nesta quarta. O socialista levanta suspeita sobre a recondução de diretores interinos da diretoria colegiada do órgão, o que é motivo de questionamentos. Essa diretoria foi reconduzida nesta terça-feira (6) e no dia seguinte deliberaram sobre tema tão importante.  

Molon lembra que, desde que a Anvisa anunciou a proibição de uso do Paraquat, em 2017, transcorreram três anos como prazo para os ajustes do mercado. Nesse período, no entanto, as importações desse veneno, ao invés de serem reduzidas, cresceram no mercado local em 15 mil toneladas por ano. Em 2017 foram 35,3 mil toneladas, em 2018, 50,8 mil toneladas e, em 2019, 65,3 mil.  

O líder do PSB alerta para o perigo do Paraquat, que é absorvido pela derme, por inalação, por qualquer tipo de contanto. “Para ele, não existe antídoto. Por isso seu uso deve ser proibido, bem como os estoques do produto devidamente inativados, sendo um absurdo permitir que os agricultores continuem a usar estes estoques remanescentes”, diz.