Pedro Campos será vice coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste

Nesta quarta-feira (26), foi lançada a Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste. O deputado Pedro Campos (PSB-PE) é o vice-coordenador do grupo que tem o objetivo de debater pautas importantes para o desenvolvimento da região, como a efetivação da Transnordestina, a garantia da boa gestão da Transposição do Rio São Francisco e incentivos necessários para o desenvolvimento da indústria. O coordenador do grupo é o deputado Júlio César (PSD-PI).

Na ocasião, Pedro Campos foi indicado coordenador do Grupo de Trabalho de Energias Renováveis e Biocombustíveis da Frente Parlamentar Ambientalista. As duas frentes, que realizaram juntas o Seminário sobre a Transição Energética Justa, vão trabalhar em parceria.

Para Pedro, a geração de energia deve aliar sustentabilidade ao vetor de desenvolvimento local. O debate sobre o potencial do Nordeste como grande força motriz para o crescimento do PIB verde será pauta dos colegiados. “Temos que pensar em como transformar o nosso potencial em potência. Vamos debater a oportunidade de geração de energias renováveis, do hidrogênio verde e de como o Nordeste pode ser a locomotiva para o desenvolvimento do Brasil socialmente justo e responsável com o meio ambiente”, reforçou.

O socialista destacou ainda o novo momento em que o Brasil vive, com o atual Governo que estará de portas abertas para o Nordeste. “Da mesma forma, temos que ter um parlamento que se organize melhor para discutir as questões de desenvolvimento regional. Teremos votações importantes este ano, como a Reforma Tributária, e o Nordeste tem que estar sentado à mesa para discutir quais serão as políticas de emprego, renda e desenvolvimento que emergiram da proposta”, acrescentou.

A baiana Lídice da Mata (PSB-BA) lembrou que a região já foi tratada como o problema do Brasil, mas hoje se percebe que o que era a chaga pode se transformar em oportunidade. “O nosso clima, com sol e vento, pode se transformar em uma grande potência de energia eólica e solar, mas precisamos incluir a população nessa transformação, com o olhar para o desenvolvimento local”, afirmou.

Os deputados Eduardo Bandeira de Mello (PSB-RJ) e Tabata Amaral (PSB-SP) estiveram presentes para prestigiar o evento.

Fortalecimento

A Frente em Defesa do Nordeste tem a finalidade de acompanhar, propor e analisar proposições e programas que disciplinem todos os assuntos referentes à defesa dos interesses da região. Em sua atuação, a Frente deve promover encontros, seminários e reuniões para debater o fortalecimento do Nordeste, além de articular e integrar iniciativas do grupo com entidades da sociedade civil que atuem com o mesmo objetivo.