A proposta que deu origem a lei é de autoria dos deputados Felipe Carreras (PSB-PE) e Luciano Ducci (PSB-PR), com relatoria de Bandeira de Mello (PSB-RJ)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta terça-feira (2), o projeto de lei que cria o Dia do Rei Pelé, uma homenagem ao lendário jogador de futebol brasileiro, Edson Arantes do Nascimento, conhecido mundialmente como Pelé. A iniciativa, de autoria dos deputados federais Felipe Carreras (PSB-PE) e Luciano Ducci (PSB-PR), com relatoria de Bandeira de Mello (PSB-RJ) agora é oficialmente uma lei nacional.
O Dia do Rei Pelé será comemorado anualmente em 19 de novembro, data em que o jogador marcou seu milésimo gol, em 1969. A criação dessa data celebra a vida e a carreira do atleta do século, que não só colocou o Brasil no mapa do futebol mundial, mas também se tornou um embaixador do esporte e da paz ao redor do mundo.
AÇÃO SOCIAL
Na comemoração desse marco em sua carreira, Pelé conclamou os brasileiros que não se esquecessem das crianças e das pessoas mais necessitadas. Para concretizar o pedido, articulou uma “jogada” com o maior hospital pediátrico do país, o Pequeno Príncipe, em Curitiba, concedendo seu nome ao “Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe”. A instituição é dedicada à pesquisa em saúde de crianças e adolescentes, que tem como foco o estudo de doenças complexas da infância para prevenção, diagnóstico precoce e tratamentos mais assertivos, beneficiando crianças de todo o Brasil.
“É importante entender que o Pelé foi muito mais do que um jogador de futebol, ele é um símbolo, alguém que realmente dedicou grande parte da sua vida ao esporte, mas também não deixou de se dedicar à sociedade. Este projeto em parceria com o Pequeno Príncipe é dedicado às crianças. Salva vidas! E por tudo que o Pelé representa, merece a nossa eterna lembrança e homenagem”, destacou o deputado Luciano Ducci, que é também médico pediatra.
“O nosso rei foi o único jogador de futebol a ganhar três Copas do Mundo e finalizou sua carreira com 1.282 gols – o maior marcador de todos os tempos. Suas contribuições para o futebol, para o esporte e para o Brasil serão sempre lembradas. Sua postura de cuidado com os mais vulneráveis, sobretudo as crianças, merece igual reconhecimento”, destacou Felipe Carreras.
Pelé sempre foi um defensor das causas sociais, sobretudo dos direitos das crianças. Com sua fama e popularidade, também conseguiu, mesmo que temporariamente, promover a paz, adiar conflitos e até cessar fogo em guerras civis de países como Congo, Líbano e Nigéria.
A sanção presidencial do Dia do Rei Pelé reforça a importância de valorizar e celebrar figuras que contribuíram de maneira significativa para a identidade e o prestígio do Brasil. A data será uma oportunidade para eventos e atividades que relembrem os feitos de Pelé e promovam os valores do esporte.