Resumo da Semana

15 a 19/02/2021

Tivemos carnaval sem carnaval de fato nesta semana, mas o feriado não impediu o trabalho parlamentar dos nossos deputados do PSB em suas bases. A quarta-feira de cinzas interrompeu os dias de análises e acordos sobre os temas das votações da semana que vem com um assunto extra pauta: a prisão de um deputado por atitudes antidemocráticas.

https://fb.watch/3MbeifZESh/
Confira o vídeo do Resumo aqui.

A sexta-feira então foi dia de sessão extraordinária para que o Plenário confirmasse ou não a prisão do parlamentar do PSL decretada pelo Supremo Tribunal Federal.

A bancada do PSB foi orientada a votar SIM pela manutenção da prisão em flagrante de Daniel Silveira. O plenário confirmou a prisão por 364 votos. O mínimo necessário era de 257 favoráveis.

Líder do PSB, Danilo Cabral (PE) durante sessão remota que confirmou a prisão pelo STF do dep. Daniel Silveira (PSL-RJ)

Os deputados socialistas passaram a semana apresentando projetos, emendas e decretos legislativos para reduzir os danos de ações propostas pelo Governo Federal.

Nesta sexta (19), o deputado Emidinho Madeira, de Minas, participou de debate promovido pela Frente Parlamentar do Café sobre o impacto e as consequências da seca na cafeicultura e o quantitativo de perdas na safra de 2021.

O PSB passou a semana no esforço de voltar as atenções para a vacinação anti-covid-19, mas o governo federal esteve preocupado em facilitar o acesso às armas de fogo.

Os socialistas, então, se uniram com a apresentação de projeto de decreto legislativo para suspender os decretos presidenciais das armas. O PSB também entrou com ação no Supremo Tribunal Federal.

A Câmara criou um grupo de trabalho para discutir atualização no Código Eleitoral Brasileiro, que data de 1965. A deputada Liziane Bayer (RS) faz parte da equipe que já começa na próxima terça-feira (23) a discutir voto impresso, crimes eleitorais, financiamento e propaganda eleitoral, entre outros temas para que as mudanças já possam valer para as eleições de 2022. 

E mesmo sem carnaval, a farra com dinheiro público foi denunciada pelo deputado Elias Vaz. Denúncia do PSB sobre a compra de picanha e cerveja para militares foi encaminhada para a Procuradoria Geral da República.