Os deputados Pedro Campos, Tabata Amaral e Duarte Jr. apresentaram na semana passada o PL nº 2809/24, que altera três leis para incluir a previsão de educação para reação a desastres climáticos. Este projeto visa preparar a população para lidar com emergências causadas por eventos climáticos extremos.
O PL inclui a capacitação em parceria com órgãos de defesa civil e entidades educacionais, promovendo a conscientização sobre riscos e medidas preventivas. “A conscientização e preparação são essenciais para a justiça climática e a segurança de todos,” destacou Pedro Campos.
Educação ambiental
O projeto contempla ainda a criação de programas regionais e locais que respeitam a diversidade socioambiental do Brasil, promovendo uma educação ambiental e climática universal e inclusiva. “Precisamos preparar nossa população para enfrentar os desafios climáticos com conhecimento e ações práticas,” afirmou Tabata.
Além disso, a proposta assegura a promoção de boas práticas e orientações para garantir a eficácia dos sistemas de alerta de desastres, preparando os cidadãos para agir em situações de emergência. “A educação é uma ferramenta poderosa na mitigação dos impactos climáticos,” comentou Duarte.
Acompanhe por aqui que vamos sempre atualizar as informações sobre os avanços de mais esta importante iniciativa do PSB.