A deputada Tábata Amaral (PSB-SP) apresentou, nesta quarta-feira (6), o Plano de Trabalho da Comissão Externa sobre Violência Doméstica contra a Mulher. Coordenadora do colegiado, a parlamentar socialista lembra que o objetivo da Comissão é reunir as boas práticas, trabalhar pela execução das leis que já existem e auxiliar os estados que ainda estão dando os primeiros passos nesse processo.
A socialista lembrou que o cenário de violência contra a mulher ficou ainda pior durante a pandemia. “Em 2020, 17 milhões de mulheres sofreram algum tipo de violência.” Outro dado apresentado pela parlamentar mostra que uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos já sofreu algum tipo de violência. “Essa é uma questão histórica, antiga, que faz com que o Brasil seja o quinto país que mais mata mulheres em crimes de ódio no mundo”, lamenta Tábata ao reforçar a necessidade de se olhar com atenção para essa temática.
No Plano de Trabalho apresentado estão propostas audiências públicas e visitas técnicas tanto em estados que são referência por suas boas práticas e por seus históricos como naqueles que, infelizmente, ainda ficam nas últimas posições dos rankings nacionais.