Vitória da democracia: Lula é eleito presidente do Brasil

Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito para a presidência da República, na noite deste domingo (30), com 50,90% dos votos válidos. Geraldo Alckmin, do PSB, é o vice-presidente eleito na chapa vencedora. O novo presidente do Brasil volta ao cargo, após 12 anos. Ele foi presidente do Brasil entre os anos de 2003 a 2010. 

Lula e Alckmin venceram a chapa encabeçada por Jair Bolsonaro e por seu vice,  general Braga Neto. Em seu discurso após a vitória, Lula falou sobre a necessidade de resgatar a paz entre as famílias e entre os divergentes para construir um Brasil melhor. “Essa eleição colocou frente a frente dois projetos opostos e hoje tem um único vencedor, o povo brasileiro. Essa é a vitória de um grande movimento democrático que se formou acima dos partidos. A bandeira do Brasil não pertence a ninguém, a não ser ao povo brasileiro que deseja mais democracia, mais inclusão social, mais respeito, mais liberdade, mais igualdade e fraternidade”, afirmou. 

 O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin,se uniu a Lula e uma ampla e histórica frente pela democracia para vencer o projeto destrutivo de Bolsonaro. Alckmin tem o seu legado marcado pelo compromisso com a ética e o desenvolvimento do País. “Não tenho dúvidas que essa frente ampla e democrática que se formou vai inserir o Brasil no cenário mundial, diminuir as diferenças sociais, lutar por uma melhor qualidade de vida para todos e retomar o crescimento econômico. É hora de diálogo e de união”, reforçou. 

O presidente eleito trás para o País o sentimento de esperança, após o caos imposto pelo Governo Bolsonaro. Muitas foram as mazelas dos últimos quase quatro anos, como a volta do Brasil para o Mapa da Fome, a retirada de direitos dos trabalhadores e os ataques à saúde, à ciência, ao meio ambiente, à educação e à cultura. 

O líder do PSB na Câmara, Bira do Pindaré (MA), celebrou essa importante vitória para a democracia brasileira. Para o deputado, esse é o primeiro passo para o fim do bolsonarismo, tão prejudicial para o País. “Não é apenas a vitória de uma chapa, é uma vitória pra o Brasil. Começamos agora um novo projeto de País, com mais oportunidades e enfrentamento das desigualdades”, afirmou.

Breve Histórico de Lula:

Lula nasceu em 27 de outubro de 1945, na cidade de Garanhuns, interior de Pernambuco. Em 1952, ele e sua família migraram para o litoral paulista em busca de uma vida mais digna. Em 1956, mudaram-se para São Paulo para morar em um único cômodo, nos fundos de um bar. Aos 12 anos, Lula conseguiu seu primeiro emprego em uma tinturaria. Também foi engraxate e office-boy. 

Foi quando começou a trabalhar como metalúrgico que Lula teve seu primeiro contato com o movimento sindical. Após exercer a suplência da diretoria e a primeira-secretaria, ele foi eleito, em 1975, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, em Diadema. 

Foi no Sindicato que Lula começou sua luta pelos direitos dos trabalhadores e dos que mais precisam. Em 1986, Lula foi eleito deputado federal pelo estado de São Paulo e participou da Constituinte. Em 2002, ele foi eleito, pela primeira vez, presidente da República, com 53 milhões de votos, e reeleito em 2005, com uma avaliação histórica de 57%. Ao final de seus dois mandatos, Lula teve aprovação superior a 80%.

Seus mandatos à frente da presidência da República foram marcados por importantes avanços sociais, melhor distribuição de renda, crescimento econômico e educacional e redução das desigualdades. 

Breve Histórico de Geraldo Alckmin:

Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho nasceu em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, em 1952. Em 1971, entrou na Universidade de Taubaté, no Vale do Paraíba, para cursar medicina e, no ano seguinte, foi eleito o vereador mais jovem de sua região. Em 1979, ele foi eleito prefeito de Pindamonhangaba. No ano seguinte, tomou posse e formou-se em medicina. 

Em 1982, foi eleito deputado estadual. Em 1986, foi eleito deputado federal, participando da Constituinte e reeleito, 4 anos depois. Na Câmara, foi relator do projeto de regulamentação do Sistema Único e Saúde (SUS), criado na nova Constituição, e autor do projeto de lei do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Governador de São Paulo em dois mandatos, e vice-governador em um mandato, Alckmin foi o político que ficou mais tempo à frente do Estado desde a redemocratização.  Um dos fundadores do PSDB, Alckmin integrou o partido por 33 anos, até dezembro de 2021. Em 2022, ele se filiou ao PSB.