A pedido do deputado Professor Israel (PSB-DF), a Comissão de Educação realizará debate sobre o corte de mais de R$ 3 bilhões no orçamento da educação anunciado no último mês pelo governo Bolsonaro. A deputada Lídice da Mata (PSB-BA) subscreveu o requerimento. A data do debate ainda será marcada.
De acordo com o deputado, a medida afeta especialmente a rede de educação profissional, científica e tecnológica. “Este corte impacta em torno de 14,5% no orçamento de cada instituição federal. Precisamos entender que não é apenas mais um corte, ano a ano a educação vem sofrendo redução na previsão orçamentária anual para custeio e investimento”, lamentou Israel.
De acordo com o deputado, o orçamento aprovado para 2022 tem valor inferior ao do montante aprovado para o exercício de 2020, o que por si só já é insuficiente para atender as demandas das instituições. “Impor mais esse corte é inviabilizar o funcionamento das instituições federais de ensino, além de colocar em risco a retomada de suas atividades presenciais e manutenção dos estudantes vulneráveis socioeconomicamente”, disse.
Serão convidados representantes do Ministério da Educação, da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições de Ensino Superior, do Conselho Nacional dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, além da reitora da UNB, Márcia Moura.