A pedido de Aliel, Comissão ouvirá presidente da CAPES sobre novos cortes em bolsas da instituição

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática realizará audiência pública para ouvir a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Cláudia Toledo, sobre as mudanças anunciadas pelo órgão no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e no Programa de Residência Pedagógica. O requerimento para realização da reunião, de autoria do presidente do colegiado, deputado Aliel Machado (PSB-PR), foi aprovado nesta quarta-feira (2).
As mudanças anunciadas pela CAPES preocupam representantes do setor que explicam que a agência impôs restrição a ocupação de cotas ociosas de bolsas destinadas aos licenciados o que, na prática, reduzirá bolsas ao longo da vigência dos atuais editais. A medida é justificada pelos cortes aprovados pelo presidente Bolsonaro no orçamento da União que atingem diretamente a educação no país.
De acordo com Aliel, muitas instituições de ensino superior se manifestaram contra mais este anúncio de corte na CAPES. “Temos preocupação com os trabalhos em andamento que podem ser prejudicados, as pesquisas científicas, educacionais e de formação de novos profissionais de área de educação e os trabalhos de extensão que são direcionados ao serviço prestado a comunidade. Não podemos nos omitir no momento em que precisamos investir em ciência e tecnologia inovação e educação”, afirmou.
Aliel espera que a presidente da CAPES dê explicações sobre as mudanças. “Não tem cabimento essa ação ter partido da CAPES que deveria ser a maior interessada no aporte de recursos e continuidade desses trabalhos.” O requerimento do socialista pede que Cláudia Toledo fale também sobre as metas e diretrizes da instituição para esse ano.