A pedido de Elias Vaz, ministro Paulo Guedes é convocado a explicar contas em paraíso fiscal

O ministro da Economia, Paulo Guedes, terá que dar explicações à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle sobre conta em offshore no seu nome em paraíso fiscal, nas Ilhas Virgens Britânicas. O colegiado aprovou, nesta quarta-feira (6), requerimento de convocação do ministro apresentado pelo deputado Elias Vaz (PSB-GO).

Matéria publicada pela revista Piauí, esta semana, mostra que Paulo Guedes mantém uma conta milionária em paraíso fiscal e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, manteve conta em offshore nos primeiros 602 dias à frente do cargo. De acordo com Elias Vaz, esse não é só um problema ético, mas constitui crime, uma vez que os dois são responsáveis pela política de câmbio do país e sabem mais do que qualquer cidadão se o dólar vai ou não subir.

“É uma questão absurda que fere questões legais. O ministro da Economia tem informações privilegiadas e não deve participar de qualquer tipo de investimento que inclusive tenha consequências nas medidas econômicas adotadas pelo governo”, afirmou Elias. O parlamentar acrescentou que pessoas tem contas em paraísos fiscais ou por medo da instabilidade econômica de seu país, ou para esconder patrimônio, ou para não pagar impostos. “Guedes precisa explicar em qual dessas questões ele se encaixa. Ele tem medo dos desdobramentos da política econômica? É preciso que o ministro dê explicações para toda a sociedade”, disse.

Dez dias antes de assumir o cargo, Paulo Guedes tinha que declarar seus investimentos à Comissão de Ética Pública. Além disso, no Código de Conduta da Alta Administração Federal consta que funcionários do alto escalão são proibidos de manter aplicações financeiras no Brasil e no exterior que possam ser afetadas por políticas governamentais. Guedes disse à reportagem da Piauí que informou à Comissão de Ética no período determinado e que o caso foi julgado e arquivado pelo colegiado. Procurada pela revista Piauí, a Comissão alegou sigilo nas informações.

Ainda esta semana, a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público aprovou a convocação do ministro Paulo Guedes para dar explicações no colegiado. Os desdobramentos da notícia da Revista Piauí foram além do Congresso Nacional. A Procuradoria Geral da República abrirá investigação preliminar sobre a conta de Paulo Guedes com pedido de informações sobre os ativos mantidos no exterior. O órgão deve avaliar se há indícios de crimes.