Aliel fala sobre o papel da Ciência e Tecnologia em evento internacional

A convite da Comissão de Ciência e Tecnologia do México, o deputado federal Aliel Machado (PSB) participou nesta semana, por videoconferência, do evento internacional sobre “O panorama da nova corrida espacial”. O evento foi transmitido via internet e contou com a participação de lideranças de várias partes do mundo. Durante sua participação, o parlamentar brasileiro falou sobre a importância da cooperação entre os países para o avanço da Ciência e Tecnologia. O presidente da Agência Espacial Brasileira, Dr. Carlos Augusto Teixeira de Moura, também participou do encontro.

O deputado ponta-grossense representou a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos deputados, a qual assumiu o cargo de presidente no mês passado. Entre os desafios está a implantação da 5º Geração de Telefonia Celular (5G) e o acompanhamento de ações dos ministérios, como o desenvolvimento da primeira vacina nacional contra a Covid-19.

Durante seu discurso, Aliel falou sobre sua missão na presidência da Comissão. “A minha missão é de ajudar o meu país a realizar ações que possam promover o conhecimento e a produção de riquezas e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos brasileiros”, disse.

O deputado ainda falou sobre projetos desenvolvidos pelo país, como o lançamento do satélite Amazônia-1 e sobre a base de Alcântara. “Com o apoio da Agência Espacial, em fevereiro deste ano, foi lançado na Índia o satélite Amazônia-1, terceiro satélite brasileiro de sensoriamento remoto em operação, e primeiro satélite de observação totalmente projetado, testado e operado pelo Brasil. Já o centro espacial de Alcântara pode se transformar, em pouco tempo, no principal centro de lançamento do hemisfério sul, graças à sua localização privilegiada em termos de ângulo de lançamento e em economia de combustível”, destacou.

Por fim, o parlamentar ressaltou a importância da cooperação entre os países. “É por meio da troca de experiências e de conhecimento que poderemos alcançar avanços mais rápidos para nossos países e desenvolver soluções para a conquista do espaço, com o objetivo de se promover a educação, a integração, o monitoramento da agricultura, da costa e das florestas, em especial a nossa Amazônia, que possui vasta biodiversidade e que precisa do auxílio tecnológico para a sua proteção e, consequentemente, da proteção da nossa sobrevivência”, disse Aliel.

Fonte: Assessoria do deputado Aliel Machado