A Bancada do PSB na Câmara repudia comentários preconceituosos e xenofóbicos de Bolsonaro contra o povo nordestino. Nos últimos dias, esses ataques ganharam força, especialmente pela vitória da chapa formada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) na região, no primeiro turno das eleições presidenciais.
Em nova demonstração de preconceito, o presidente endossa o ódio de seus eleitores ao povo do Nordeste. Na quarta-feira (5), na tentativa de explicar a derrota sofrida nos nove estados da região, Bolsonaro criticou os eleitores adversários ao associar a vitória de Lula ao analfabetismo e à falta de cultura do Nordeste.
Esse é apenas mais um dos vários episódios de desrespeito com os nordestinos protagonizados por Bolsonaro. Em fevereiro deste ano, chamou assessores de “pau de arara” ao citar e errar a cidade natal do padroeiro Padre Cícero. Em outra ocasião, ao se referir aos governadores da região, chamou o Nordeste de “Paraíba”. Por vezes, ataca os nordestinos com falas e insinuações pejorativas em relação à aparência ou à conduta moral.
Os deputados do PSB lamentam profundamente que tais falas sejam proferidas por quem deveria se dedicar ao trabalho em prol de todo o País. No combate à fome, às desigualdades, à inflação, ao desemprego. E que, ao contrário disso, incita seus apoiadores a atitudes de discriminação e violência.
Essa postura só reforça a necessidade de mudarmos a realidade do nosso País, com a retomada do caminho da democracia e do respeito. Xenofobia é crime! É inaceitável e intolerável que, ainda hoje, manifestações xenofóbicas continuem a acontecer no Brasil. E é lamentável que o processo eleitoral seja manchado por atitudes criminosas como essa de intolerância e desrespeito.
Ao povo nordestino, todo o respeito e admiração da Bancada do PSB na Câmara dos Deputados. Vamos juntos transformar o Brasil!