Bandeira de Mello é eleito vice-presidente da Comissão do Esporte

O deputado Eduardo Bandeira de Mello (PSB-RJ) foi eleito 3º vice-presidente da Comissão do Esporte, nesta quarta-feira (22). O colegiado é responsável por debater pautas sobre o sistema desportivo nacional e sua organização, além de normas gerais e justiça desportiva. “Estou pronto para trabalhar na comissão com todos os colegas para que, juntos, a gente consiga levantar o esporte brasileiro”, afirmou Bandeira.

Na reunião, foi aprovado requerimento do socialista para a criação da Subcomissão Especial de Modernização do Futebol, no âmbito da Comissão do Esporte. O grupo deve discutir e promover planos de atividades, ações legislativas, ouvir anseios do setor e outras atividades que apresentem relação direta e indireta com o futebol brasileiro, no apoio a políticas públicas e programas governamentais e não governamentais.

Entre os objetivos estão o estabelecimento de estudos para implementação de diretrizes de promoção e desenvolvimento do esporte e sua modernização, apoiados nos pilares ambiental, social e de boa governança; e o debate com as agremiações para atingir o fair play financeiro dos clubes. “Um relatório final será apresentado para a conclusão dos trabalhos, com as sugestões e encaminhamentos recolhidos durante o funcionamento do colegiado”, afirmou o deputado.

Audiência Pública:

Durante a reunião de hoje também foi aprovado requerimento do deputado Bandeira para audiência pública com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e os clubes esportivos. O objetivo é fazer um balanço das atividades e a aplicação de recursos, além de debater a formação de atletas e a preparação para o atual ciclo olímpico.

De acordo com o parlamentar, desde que começou a receber recursos oriundos das loterias federais, o CBC investiu mais de R$ 600 milhões nos clubes brasileiros, para formação e preparação de atletas de alto rendimento. Esse montante refere-se aos editais apresentados pelos clubes, com seus projetos específicos nas áreas de recursos humanos, competições nacionais e materiais e equipamentos. “Uma vez que há recursos públicos investidos nas diversas entidades esportivas que integram o sistema olímpico brasileiro, é importante o debate”, afirmou.

Serão convidados para a audiência o presidente e o superintendente do CBC, Paulo Maciel e João Paulo Gonçalves, respectivamente. Além dos presidentes do Clube de Regatas do Flamengo, do Esporte Clube Pinheiros-SP, do Minas Tênis Clube, do Grêmio Náutico União, do Iate Clube de Brasília, do Sport Clube do Recife e do Assembleia Paraense.