Com apoio do PSB, Arthur Lira é eleito presidente da Câmara dos Deputados

O deputado Arthur Lira (PP-AL) foi eleito presidente da Câmara, na noite desta quarta-feira (1º), com uma votação recorde de 464 votos. Um dos coordenadores da campanha de Lira, o líder do PSB na Casa, deputado Felipe Carreras (PE), afirmou estar confiante de que o presidente dará os andamentos necessários para a pacificação nas pautas mais urgentes para o Brasil.

“Arthur Lira é um homem de palavra e provou isso enquanto esteve à frente da Presidência. É importante ter alguém que conduza os trabalhos no Parlamento com sensibilidade, palavra e coragem para os enfrentamentos necessários. Ele reúne esses elementos”, acrescentou Carreras. Lira também ocupou a presidência da Câmara em 2021 e 2022.

Para a disputa de cargos na Mesa Diretora, o PSB compôs o único bloco parlamentar reunindo 21 dos 23 partidos, com PT, PCdoB, PV, PDT,União Brasil, PP, MDB, PSD, PSDB, Cidadania, Republicanos, Podemos, PSC, Avante, Solidariedade, Pros, Patriota, PTB e PL. O grupo apoiou a candidatura de Arthur Lira.

Em seu discurso, o presidente da Câmara disse que seguirá mantendo o diálogo com todos os parlamentares, independente de campo político e que sabe da enorme responsabilidade de presidir a Casa que decide os avanços para a melhoria de vida da população. “É preciso arrefecer os espíritos, aceitar opiniões diversas, ter conversas civilizadas, porque todos querem um Brasil melhor e mais justo”, acrescentou.

Também disputaram o cargo os deputados Chico Alencar (Psol-RJ) e Marcelo van Hatten (NOVO-RS) que obtiveram 21 e 19 votos, respectivamente.

Mesa Diretora – O Plenário elegeu ainda o deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), para a 1ª vice-presidência e o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), para a 2ª vice-presidência.

Luciano Bivar (União-PE) foi eleito para a 1ª secretaria e Maria do Rosário (PT-RS) ocupará a 2ª secretaria. Os deputados Júlio Cesar (PSD-PI) e Lucio Mosquini (MDB-RO) foram eleitos para a 3ª e 4ª secretarias, respectivamente.

Os suplentes são: André Ferreira (PL-PE) – 1ª secretaria -, Gilberto Nascimento (PSC-SP) – 2ª secretaria -, Beto Pereira (PSDB-MS) – 3ª secretaria – e Pompeo de Mattos (PDT-RS) – 4ª secretaria.