Com apoio do PSB, Câmara aprova projeto que regulamenta atividade dos profissionais de Educação Física

A Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (15), o Projeto de Lei (PL) 2486/21, que regulamenta o exercício das atividades dos profissionais de Educação Física, e dá autonomia administrativa e financeira aos conselhos Federal e regionais. A bancada socialista foi favorável à proposta, sendo o deputado Felipe Carreras (PE) o principal defensor da matéria. 

O PL altera a Lei 9696/98, que regulamenta a profissão, e inclui entre os autorizados a exercer as atividades da categoria os formados em cursos superiores de tecnologia conexos à Educação Física, conforme regulamento do Conselho Federal (Confef), e reconhecidos pelo Ministério da Educação. 

Carreras disse que, ao votar o projeto, o Parlamento mostra que está ao lado do profissional de Educação Física e empodera e legaliza o Conselho Federal. “Sou absolutamente favorável ao PL. Ele dá proteção legal para a existência do Confef. A gente tá fazendo justiça. O Brasil precisa ter mais atenção e valorizar mais os profissionais de educação física, que prestam um serviço essencial para a saúde”, destacou. 

Para o deputado, o Brasil e os governantes precisam acordar para a importância desses profissionais no dia a dia. De acordo com ele, a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que a cada Real investido em atividade física, são economizados R$ 4 nos hospitais públicos. “Nós não temos o Ministério da Saúde, temos o ministério da doença. Nós tratamos da consequência, não da causa. Temos que investir em saúde preventiva, nos profissionais de Educação Física.”

Segundo o socialista, esses profissionais são heróis esquecidos, mas que cuidam da saúde do povo brasileiro. “Eles cuidam dos jovens na periferia do nosso Brasil, como técnicos nos campos de várzea, dando oportunidade através do esporte. O esporte é uma ferramenta de inclusão social”, afirmou.