Demora na realização de cirurgias eletivas no país é discutida na Comissão de Seguridade Social

A necessidade de acelerar os atendimentos de pacientes que figuram na fila de cirurgias eletivas foi o tema da audiência pública solicitada pelo socialista Emidinho Madeira (PSB-MG) nesta terça-feira (14). Durante o encontro, o deputado ressaltou a importância do SUS como política pública, mas enfatizou a carência de ações efetivas para reduzir a espera de pacientes que aguardam por meses e até anos para solução de um problema de saúde.

Na sessão, representantes do Ministério da Saúde reconheceu que a fila é extensa, mas que não há recursos suficientes na pasta para diminuir o tamanho da fila a um número aceitável. Emidinho tem tentado constantemente por meio de reuniões e destinação de verba diminuir o tamanho da fila principalmente na região de Minas Gerais.

O parlamentar esclareceu que a pandemia agravou a espera por uma cirurgia. “A situação pandêmica suspendeu a realização das cirurgias eletivas, porquanto ficou praticamente inviável manter o fluxo das cirurgias com a superlotação dos leitos hospitalares, a atuação dos profissionais de saúde voltada para o atendimento prioritário dos que estavam acometidos pelo coronavírus e ainda o risco eminente de contaminar os que necessitam das cirurgias eletivas”, lembrou. E completou: “É de se ressaltar que a demora na marcação das cirurgias eletivas traz evidentes prejuízos não só para o paciente, mas para todo o Sistema, já que torna necessário realizar novos exames pré-operatórios e até a complexidade da cirurgia”.

A audiência pública foi realizada no âmbito da Comissão de Seguridade Social e Família. Além de membro desta comissão, o parlamentar é presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Cirurgias Eletivas.