Deputado Rodrigo Agostinho defende aprovação de uma reforma tributária sustentável

O coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), cobra uma reforma tributária com foco na economia verde. No debate realizado nesta quarta-feira (18) pela Frente para discutir o tema, Agostinho disse que é preciso uma proposta sustentável do ponto de vista ambiental e ao mesmo tempo geradora de emprego e renda. “Precisamos aproveitar essa janela de oportunidades que a reforma tributária nos traz. Se a gente quer uma transição – para uma economia verde –, a gente precisa que os instrumentos tributários também sejam colocados na discussão da reforma tributária”, disse.

Representantes de diversos setores também participaram do debate que abordou propostas para essa reforma tributária sustentável, com respeito ao meio ambiente. Vale lembrar que, em agosto desse ano, várias organizações da sociedade civil apresentaram nove propostas nesse sentido.

Agostinho contou que tem encaminhado uma série de materiais e propostas para o relator da reforma tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), para subsidiá-lo com sugestões relacionadas à sustentabilidade. “A questão é como colocar a sustentabilidade dentro da reforma, como ter um tratamento diferenciado para a energia, para os produtos saudáveis, livres de agrotóxicos. Nós não queremos novos subsídios. Queremos que os setores sejam tratados na forma como merecem. Estamos olhando para o futuro, que precisa de um tratamento diferenciado”, explicou.

O coordenador do projeto Radar Clima & Sustentabilidade do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), André Lima, disse que o que une os setores em torno de uma reforma tributária sustentável é uma visão mais ampla de um futuro para o Brasil. “Não tem como a gente avançar sem termos um norte para isso. Não faz sentido para um país que realmente quer se desenvolver de forma sustentável se não trabalhar uma política tributária sustentável”, afirmou.