Elias Vaz e Camilo Capiberibe pedem convocação de Comissão do Congresso para tratar das fortes chuvas em Minas, Bahia e Goiás

Os socialistas Elias Vaz (GO) e Camilo Capiberibe (AP) enviaram requerimento ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, com pedido de convocação da Comissão Representativa do Congresso para tratar dos estragos causados pelas fortes chuvas que atingem a Bahia, Minas Gerais e Goiás. O colegiado é composto por sete senadores, 16 deputados e 16 suplentes e atua durante o período de recesso parlamentar em situações urgentes, mas precisa do chamado do presidente do Congresso. 

De acordo com Elias, é preciso dar uma resposta rápida à sociedade. “Estamos acompanhando pela mídia as tragédias provocadas pelas chuvas. Não podemos esperar até o fim do recesso parlamentar para agir. Vidas foram perdidas, famílias perderam tudo e ainda estamos no meio de uma pandemia”, reforçou.

O parlamentar criticou o descaso do presidente Bolsonaro com a situação. “Em Goiás, no mesmo dia em que foi liberado de sua última internação, foi a Buriti Alegre (GO) para um jogo de futebol organizado por cantor sertanejo e nem tocou no assunto das várias cidades do estado prejudicadas pelas inundações. A inoperância do Governo Federal diante desses fatos é gritante”,lamentou. 

Para o deputado Camilo, é justo que o Congresso, por meio da Comissão Representativa, faça sua parte na busca de soluções para essa situação emergencial. “Temos os mecanismos e eles precisam ser acionados como dever do parlamento e solidariedade humana. Milhares de famílias estão em situação de risco, outras milhares perderam suas casas e todas precisam de ações para superarem essa situação”, acrescentou. 

Na Bahia, mais de 72 municípios decretaram situação de emergência pelas enchentes. Ao todo, mais de 16 mil estão desabrigados, mais de 19 mil desalojados e quase 300 feridos. Em Goiás e Minas Gerais, diversos municípios ainda estão sendo atingidos pelas águas, resultando em mortes, famílias desabrigadas e estradas danificadas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alertam para o risco de novas inundações e deslizamentos de terras no país.

Fonte: Com assessoria do deputado Elias Vaz