Em solenidade, Denis Bezerra defende implementação de políticas que atendam às demandas dos idosos

A pedido do deputado Denis Bezerra (PSB-CE), a Câmara realizou, na manhã desta quarta-feira (9), Sessão Solene em homenagem ao Dia Nacional e Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro. O parlamentar, que preside a Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso), acredita ser esse um importante momento de reflexão sobre os desafios do envelhecimento e a necessidade de promover políticas públicas que favoreçam a autonomia e a qualidade de vida dessa parcela da população.

No Brasil, existem cerca 30 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, o que representa quase 15% da população. De acordo com o Ipea, em 2060, um em cada três brasileiros será considerado idoso. “Diante desse cenário, é preciso não perder de vista o fato de que o envelhecimento dos brasileiros é muito desigual”, alertou Denis. “Em um país tão grande e diverso, as variações profundas nas formas de envelhecer são essencialmente resultado do acesso ou da falta de acesso a direitos fundamentais.”

Para o socialista, é preciso trabalhar para garantir o direito dos idosos de viver com plenitude e dignidade, sem qualquer tipo de preconceito. “Para que isso ocorra, é essencial que as políticas públicas, nas mais variadas áreas, contenham medidas que valorizem e incluam de fato a população idosa”, defendeu Denis Bezerra ao reforçar que é uma obrigação do Poder Público prevista no Estatuto da Pessoa Idosa.

Vice-presidente da Cidoso, o deputado Vilson da Fetaemg (PSB-MG) reiterou a necessidade de políticas que atendam aos idosos tanto de meio urbano como do rural. “Precisamos traçar um Brasil com mais iniciativas que atendam as demandas dos idosos. Não queremos apenas casa de repouso. O idoso também precisa de cultura, esporte e lazer”, ressaltou Vilson.