Felipe Carreras sugere que polo têxtil da Shein seja instalado no agreste pernambucano

O líder do PSB na Câmara, Felipe Carreras (PSB-PE), encaminhou ofício ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, sugerindo que o polo têxtil anunciado pela empresa chinesa de moda Shein seja implantado no agreste pernambucano, com base no município de Santa Cruz do Capibaribe. De acordo com o parlamentar, a área de confecções de Pernambuco movimenta quase R$ 6 bilhões por ano em negócios.

Na última semana, em reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a marca chinesa de fast fashion anunciou o investimento de R$ 750 milhões no Brasil para os próximos anos. O objetivo é estabelecer uma rede com milhares de fabricantes do setor têxtil no País, o que pode gerar 100 mil empregos.

Carreras explicou que Santa Cruz do Capibaribe é a maior produtora de confecções de Pernambuco e a 2ª maior do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo. “A região ainda está em pleno desenvolvimento. É uma engrenagem formada por trabalhadores formais, autônomos, pequenas e grandes empresas que empregam mais de 250 mil pessoas e produzem 225 milhões de peças anualmente”, afirmou.

A cidade pernambucana possui o maior parque de confecções da América Latina em sua categoria, o Moda Center, com mais de 12 mil empresas. Em 2019, ela registrou taxa de crescimento do PIB de 4,59%. No período de 2014 a 2019 o crescimento foi de 20,41%”, pontuou o líder do PSB.

Segundo o deputado, outro ponto positivo da região é a ampla malha viária federal e estadual, com aeroportos e o porto de Suape, para escoamento da produção. “Esses dados apontam dinamismo, que poderá ser ampliado com a instalação da Shein, trazendo benefícios regionais e para todo o País”, completou.

A empresa chinesa deve fornecer tecnologia e treinamento a fabricantes para que eles utilizem seus modelos de produção e adotem um formato sob demanda da empresa.

No documento encaminhado a Alckmin e ao ministro Haddad, Carreras se colocou à disposição para providenciar quaisquer informações adicionais que se fizerem necessárias, tais como estudos de viabilidade técnica e econômica.