Heitor Schuch celebra 60 anos da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura

O deputado Heitor Schuch (PSB-RS) celebrou os 60 anos da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), em Sessão Solene no Plenário da Câmara, nesta terça-feira (28). O deputado é presidente da Frente Parlamentar Mista da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável, sendo essas uma de suas principais bandeiras de mandato.

“Faço e faria tudo de novo por essa causa, dessa gente simples, humilde, que levanta cedo e que não tem férias, não tem 13º, não tem carteira assinada, mas tem as mãos calejadas para produzir o alimento que vai na mesa do povo brasileiro e do mundo inteiro”, afirmou Schuch.

O parlamentar acrescentou a importância da luta da agricultura familiar e dos dirigentes sindicais na elaboração da Constituição de 1988. “Não fosse a luta do movimento sindical talvez as mulheres rurais não teriam sequer aposentadoria, salário maternidade, auxílio doença. Hoje temos que comemorar, celebrar e festejar os 60 anos da Contag que fizeram dessa caminhada para que hoje exista o conceito de agricultura familiar, a seguridade social, a previdência social, a aposentadoria, o Pronaf, o crédito fundiário e a reforma agrária”, acrescentou o socialista.

A secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag, Maria José Costas, destacou a importância da presença dos agricultores na Câmara, que é Casa do Povo, celebrando os 60 anos de existência da confederação. “Essa sessão expressa o reconhecimento da nossa história de luta. Queremos estar nesses espaços onde se tomam decisões para firmar a existência da diversidade dos povos que vivem em territórios rurais e que experimentam a dor da desigualdade de um país de forte estrutura agrária e patriarcal”, disse.

História:

A Contag foi a primeira entidade sindical, de caráter nacional, reconhecida pelo Ministério do Trabalho na representação dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, reunindo todas as suas lutas e demandas históricas e atuais.

Desde sua fundação em 1963, esteve presente nos momentos de luta do povo brasileiro e da classe trabalhadora contra a ditadura, pela redemocratização do Brasil, pela Constituinte e por um projeto de desenvolvimento sustentável que contemple e valorize as demandas e as identidades dos povos do campo, da floresta e das águas.