Heitor Schuch convida o ministro Alckmin para debater reindustrialização do Brasil na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços

O deputado federal Heitor Schuch (PSB-RS) reuniu-se ontem (28) com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB). Na ocasião, ele convidou Alckmin para comparecer à Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara, a qual Schuch preside, para apresentar as prioridades do governo para a valorização desses importantes setores da economia nacional.O ministro aceitou o convite

Durante a conversa, Schuch também tratou dos desafios para a retomada do processo de reindustrialização do País, que passam pela discussão de questões fundamentais como juros, impostos e política cambial. O gaúcho manifestou, ainda, preocupação com o impacto do acordo Mercosul/União Europeia na produção brasileira de vinho e de leite e seus derivados.

Heitor Schuch aproveitou a oportunidade para fazer um apelo ao ministro: pediu a reestatização da Ceitec S.A. (Centro de Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada), empresa de semicondutores que atua em projeto de fabricação de circuitos integrados. “Recebi a boa notícia de que foi publicada, no dia 27, a criação do Grupo de Trabalho que vai estudar a reversão do processo de liquidação dessa estatal, grande destaque na fabricação de chips e condutores”, disse.

Vitórias importantes:

A terça-feira foi marcada por vitórias para Heitor Schuch à frente da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços, em consonância com as propostas do ministro Geraldo Alckmin. O colegiado aprovou requerimentos do presidente da Comissão para a promoção de audiências públicas. Entre eles, o debate sobre a inovação e o domínio tecnológico na formulação da nova política industrial.

A Comissão aprovou ainda a proposta de Schuch para que seja feita a discussão das medidas necessárias para agregar valor à agricultura por meio de uma política industrial voltada para o desenvolvimento local. “O objetivo é promover as agroindústrias, desde aquelas provenientes dos empreendedores rurais familiares até as grandes indústrias de transformação de toda a cadeia produtiva do agronegócio”, justificou.

Reindustrialização:

Schuch propôs audiência pública para debater as principais diretrizes da reindustrialização do País, diante da nova economia e da descarbonização da matriz produtiva. O parlamentar afirmou que é preciso avaliar o cenário de forte desindustrialização e discutir sugestões para a retomada do setor industrial.

“Temos que fazer do Brasil um líder global da descarbonização, transição energética, economia digital, agregação de valor às cadeias produtivas, além de provedor da segurança alimentar”, disse.

Reforma Tributária:

O impacto da reforma na indústria, comércio e serviços também será tema de audiência proposta por Schuch e aprovada pelo colegiado. O deputado lembrou que o atual Governo já sinalizou que a Reforma será prioridade para 2023 e empresários de diversos setores consideram importante unificar os tributos sobre o consumo.

“É urgente a demanda da sociedade para uma reforma tributária. A complexidade da legislação atual e a falta de uniformidade de leis estaduais e municipais, leva à falta de isonomia entre empresas. Há, no entanto, temores de alguns setores produtivos de que a carga tributária final seja aumentada com a reforma. Por isso é importante o debate”, justificou Schuch.