Heitor Schuch critica destinação de recursos prevista no orçamento de 2021

Na sessão virtual desta quarta-feira (2), o socialista Heitor Schuch (PSB/RS) reforçou novamente sua preocupação com o orçamento para 2021. Schuch alerta para o encolhimento de recursos em diversas áreas. A saúde pública, por exemplo, terá um orçamento 28% menor se comparado com o ano atual. O deputado federal questionou ainda a falta de criação da Comissão Mista do Orçamento responsável, entre outras atribuições, por examinar e emitir pareceres sobre a destinação das verbas.

Heitor Schuch lembrou ainda que outras áreas serão afetadas fortemente. “Um orçamento que vai reduzir a assistência social em 78%, habitação em 90% e cidadania em 34%. Ou seja, na prática, significa dizer que programas importantes da merenda escolar, da moradia popular, entre outros, além do sistema único de saúde, vão estar mais empobrecidos para 2021”, enfatizou.


Mudanças climáticas – Schuch mostrou-se ainda preocupado com o fenômeno das mudanças climáticas. Ele citou a seca no sul do Brasil e, agora, a nuvem de gafanhotos. “Ao mesmo tempo, em que aumenta o número de municípios que decretam estado de emergência. E a pauta de socorro aos produtores rurais está paralisada no Ministério da Agricultura”, lamentou.