Indicado pelo deputado Prof. Israel, Todos Pela Educação é escolhido para o Prêmio Darcy Ribeiro

A Comissão de Educação da Câmara escolheu, nesta quarta-feira (13), os vencedores do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2022. Foram eleitos para neste ano o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a organização Todos Pela Educação e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

O prêmio é concedido anualmente, pela Comissão de Educação e pela Mesa Diretora, a três pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações merecem destaque na defesa e promoção da educação no Brasil.

Responsável pela indicação da Todos Pela Educação, o deputado Prof. Israel (PSB/DF) destacou que a instituição tem foco nas necessidades dos estudantes e fez uma opção pelo desenvolvimento de uma escola pública e de qualidade. Eles “tem trabalhado insistentemente pelos profissionais da educação. Uma revolução educacional começa na sala de professores, com a valorização da formação docente”, defendeu.

A cerimônia de outorga do Prêmio será no dia 22 de novembro.

DARCY RIBEIRO – Antropólogo, escritor e político, Darcy Ribeiro foi um dos principais intelectuais brasileiros, fundador da Universidade de Brasília (UnB). Nascido em Montes Claros (MG), em 1922, formou-se pela Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo (USP) em 1946. Como etnólogo do Serviço de Proteção ao Índio, passou períodos com diversas tribos indígenas.

Foi ministro da Educação (1962-1963) e chefe da Casa Civil da Presidência da República (1963-1964). Como vice-governador do Rio de Janeiro (1983-1987), implantou os Centros Integrados de Ensino Público (Ciep). De 1991 até sua morte, em 1997, foi senador pelo Rio de Janeiro.