O anúncio pela Petrobras de mais um aumento no preço do diesel foi alvo de duras críticas da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), em discurso no Plenário da Câmara, nesta terça-feira (10). “Isso significa o aumento do preço para caminhoneiros que transportam produtos agrícolas e industrializados. Aquilo que já está insuportável, que é ir ao supermercado e a feira, vai piorar. Enquanto isso, o salário do trabalhador está sendo comido pela inflação devastadora”, lamentou a socialista.
O aumento de 8,87% no preço do diesel passa a valer hoje nas refinarias. O aumento ocorreu em menos de dois meses após a última alta, 11 de março, de acordo com notícia do G1. Como alertou Lídice, o aumento do preço do diesel será repassado ao consumidor final.
De acordo com a socialista, a política de preços da Petrobras, atrelada ao dólar, é uma das responsáveis pela alta da inflação. “Bolsonaro será o único presidente, deste o Plano Real, a deixar o mandato com o salário mínimo valendo menos do que quando entrou. E o que ele faz? Diz que não é com ele. É muita cara de pau, muita falta de respeito”, criticou.