Milton Coelho lança Frente Parlamentar em Defesa das Cidades Históricas

Promover a valorização do patrimônio histórico cultural e da identidade da sociedade brasileira. Este é o objetivo da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Cidades Históricas, que será lançada pelo deputado Milton Coelho (PSB-PE), nesta quarta-feira (23), na Câmara dos Deputados.

Segundo o parlamentar, a atuação da Frente tem como foco a preservação do patrimônio material e imaterial da cultura brasileira, como edificações, obras de arte, festas populares, danças, culinária ou qualquer outro elemento cultural popular. Isto significa manter vivas a identidade nacional e a tradição cultural.

A Frente Parlamentar se propõe ainda a promover ações para que o patrimônio seja preservado; acompanhar proposições que se mostrem coerentes com os objetivos de valorização e preservação das cidades históricas e das mais diversas expressões culturais; além de acompanhar o andamento das atividades de gestão e dos recursos destinados à área.

De acordo com Coelho, que presidirá a Frente, outro ponto importante para a preservação que deve ser observado na atuação do grupo é o turismo. “O turista cobra a conservação de prédios e monumentos históricos, que devem estar em condições adequadas para seu usufruto, contribuindo, assim, contribui para a proteção do patrimônio histórico dessas cidades.”

Audiência Pública – Uma das primeiras iniciativas da Frente será a realização, na primeira quinzena de dezembro, de audiência pública conjunta com as Comissões de Cultura, Turismo e Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática para debater “O Papel do Poder Legislativo na Modernização das Políticas Públicas de Preservação do Patrimônio Histórico Brasileiro”.

“Nosso intuito é ouvir representantes da sociedade e de organizações que possam servir de referência para o início de um debate qualificado, democrático e que permita que esta Casa cumpra o seu papel de representar o Brasil, defendendo a sua essência e preservando aquilo que de melhor podemos construir como história”, explicou Milton Coelho.

A proposta de criação da Frente Parlamentar foi subscrita pelos deputados do PSB Bira do Pindaré (MA), Lídice da Mata (BA), Vilson da Fetaemg (MG), Camilo Capiberibe (AP), Luciano Ducci (PR), Danilo Cabral (PE), Heitor Schuch (RS), Cássio Andrade (PA), Alessandro Molon (RJ), Tadeu Alencar (PE), Mauro Nazif (RO), Elias Vaz (GO), Gonzaga Patriota (PE), Marcelo Freixo (RJ), Tabata Amaral (SP), Rafael Motta (RN), Felipe Carreras (PE), Rodrigo Agostinho (SP), Denis Bezerra (CE).


Fonte: Assessoria do dep. Milton Coelho