Odorico Monteiro questiona ministro sobre postura nas relações internacionais

As relações internacionais do Brasil estiveram em pauta, nesta quarta-feira (19), na Comissão de Seguridade Social e Família, com a presença do ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França. A postura do presidente da República, Jair Bolsonaro, diante de diversas questões que envolvem a diplomacia brasileira foi bastante questionada durante a audiência.

O deputado Odorico Monteiro (PSB-CE) criticou os constantes ataques do presidente. “Não bastassem todas as crises que já temos, como a sanitária e a econômica, agora precisamos conviver com as constantes crises internacionais plantadas por ele”, lamentou.

Odorico questionou Carlos França sobre o orçamento da Pasta para a continuidade de ações de combate à Covid-19. “Temos que entender que ainda iremos conviver com essa questão por um bom tempo e é preciso um planejamento orçamentário de todos os ministérios para isso.” O parlamentar também quis saber das medidas adotadas pelo ministro para o fortalecimento das relações internacionais e para que o País volte a ter uma postura adequada diante das questões diplomáticas.

Em resposta ao deputado do PSB, Carlos França afirmou que já pediu ao ministro da Economia a liberação de mais recurso para o Ministério e espera ser atendido caso a realidade orçamentária permita. Ele afirmou ainda que entende o ofício do diplomata como um construtor de pontes e é para isso que ele assumiu a Pasta.