Parlamentares criticam postura de presidente da CCJ

Os deputados Bira do Pindaré (MA) e Gervásio Maia (PB), vice-líder do PSB e vice-líder da Oposição, respectivamente, repudiaram veementemente nesta terça-feira (30) a manifestação da deputada Bia Kicis, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, sobre a morte do policial militar na Bahia. Armado com um fuzil, Wesley Góes disparou diversas vezes para o alto e em direção a outros PMs. Na segunda-feira (29), por meio de uma rede social, a parlamentar afirmou que o PM baiano foi morto por seus colegas por se recusar a ‘prender trabalhadores’ e por dizer ‘não às ordens ilegais do governador Rui Costa’. A postagem foi apagada mais tarde pela deputada.

Para Bira, tal atitude não é cabível para uma parlamentar. Ainda segundo ele, com essa conduta, ela não tem condições de continuar à frente dos trabalhos de uma das comissões mais importantes da Câmara. “A conduta de vossa excelência foi absolutamente incompatível com o que determina a Constituição Federal e o Código de Ética desta Casa, e não podemos nos calar sob pena de sermos coniventes com a sua postura”, avaliou.

Gervásio Maia cobrou uma mudança na condução dos trabalhos da CCJC e lamentou que ela siga a mesma cartilha de seu chefe, o presidente da República, Jair Bolsonaro, com ataques rotineiros e informações mentirosas. “Suas palavras estimulam a discórdia. Principalmente em um momento como esse, com mais de 300 mil mortes em decorrência da Covid-19, vossa excelência tem um comportamento vergonhoso e absurdo como esse.” Para o socialista, é preciso que a Comissão se debruce sobre propostas referentes à pandemia e a vida da população nesse momento.