Os partidos de Oposição decidiram, na tarde desta segunda-feira (29), que vão representar criminalmente no Ministério Público Federal contra o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo pelo prejuízo na compra de vacinas e, consequentemente, na garantia do direito à saúde dos Brasileiros.
Segundo o líder da Oposição na Câmara, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), “Ernesto Araújo foi o responsável pela condução de uma política externa que levou à falta de vacinas no Brasil, com prejuízos graves para a saúde e para a vida dos brasileiros. Queremos que o Ministério Público Federal investigue a possível prática de crimes nessa condução. É extremamente grave o que aconteceu, não pode ficar por isso mesmo.”
Os partidos decidiram também representar no Conselho de Ética da Câmara contra a deputada Bia Kicis (PSL-DF) por incentivar pelas redes sociais motins de policiais militares da Bahia contra o comando da corporação naquele estado.
“Bia Kicis está liderando um movimento com deputados extremistas para criar o caos, usando a PM para provocar uma verdadeira guerra contra governadores e estimular uma tentativa de golpe no país. Este tipo de conduta é criminosa e agora a deputada terá que prestar contas ao Conselho de Ética da Câmara”, afirmou o líder da Minoria na Câmara, deputado Marcelo Freixo (Psol-RJ).